PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 31 de outubro de 2021

Questão de Biologia - UNICAMP 2018 - A figura A abaixo mostra o claro dimorfismo sexual que ocorre na espécie de besouro neotropical

A figura A abaixo mostra o claro dimorfismo sexual que ocorre na espécie de besouro neotropical Dynastes nereides (besouro-hércules), um dos maiores besouros do mundo. Nos machos, protuberâncias cefálicas e torácicas formam estruturas semelhantes aos chifres de alguns mamíferos. Um estudo mostrou que, nessa espécie, há três tipos de machos geneticamente distintos, P, M e G, que diferem apenas quanto ao tamanho médio dos "chifres" (figura B). Os dados na figura C indicam a capacidade de machos dos três tipos de copular com fêmeas. Testes genéticos mostraram ainda que 85% dos filhotes em cada geração têm machos do tipo G como pais.
a) Os "chifres" são parte do esqueleto do besouro-hércules macho. Cite duas características do esqueleto de artrópodes e duas diferenças em relação ao esqueleto de vertebrados. 
b) Darwin acreditava que diferenças entre animais machos e fêmeas como as mostradas na figura A surgem durante a evolução como consequência da seleção sexual, um tipo especial de seleção natural. Defina seleção natural. Utilizando os dados fornecidos acima, explique por que a característica masculina dimórfica do besouro-hércules é uma adaptação, fruto da seleção natural. 

RESPOSTA:
a) Quanto ao esqueleto dos artrópodes, o aluno poderá citar duas das características a seguir: 
- constituído por quitina 
- externo (exoesqueleto) 
- rigidez - impermeabilidade 
- inelasticidade 
- trocado periodicamente 
b) A seleção natural é o conjunto de fatores que determina a diferença nas taxas reprodutivas entre organismos da mesma espécie. Assim, organismos mais aptos têm maior sucesso reprodutivo. De acordo com os dados acima, um chifre maior promove uma melhor adaptação. Portanto, o dimorfismo sexual permite às fêmeas selecionar os machos mais adaptados tendo com estes um maior número de descendentes viáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário