PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 30 de outubro de 2021

Questão de Biologia - UNICAMP 2015 - Campinas viveu no verão deste ano a maior epidemia de dengue da sua história e situação semelhante

Campinas viveu no verão deste ano a maior epidemia de dengue da sua história e situação semelhante foi observada em outras cidades brasileiras. Indique o vetor dessa virose, onde ele se reproduz e a situação de temperatura que influencia sua reprodução. 

a) O vetor do vírus da dengue é o Aedes aegypti. Suas fases imaturas desenvolvem-se no solo e há diminuição na sua reprodução em temperaturas abaixo de 17º C. 
b) O vetor do vírus da dengue é o Culex quiquefasciatus. Suas fases imaturas desenvolvem-se na água suja e há aumento na sua reprodução em temperaturas abaixo de 17º C. 
c) O vetor do vírus da dengue é o Aedes aegypti. Suas fases imaturas desenvolvem-se na água limpa e há diminuição na sua reprodução em temperaturas abaixo de 17º C. 
d) O vetor do vírus da dengue é o Culex quiquefasciatus. Sua reprodução se dá no solo e sofre aumento em temperaturas abaixo de 17º C. 

RESPOSTA:
Letra C.

A dengue é causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, cujas formas imaturas (larvas) se desenvolvem, principalmente, no verão (temperaturas mais altas) e em água limpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário