PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 31 de outubro de 2021

Questão de Biologia - UNICAMP 2019 - Recentemente, foi criado um sistema que emprega moléculas sintéticas de DNA para armazenar dados

Recentemente, foi criado um sistema que emprega moléculas sintéticas de DNA para armazenar dados de textos, imagens ou vídeos simples. Nesse sistema, qualquer trecho compreendido entre 5 bases A na sequência da molécula sintética de DNA é chamado códex, o qual tem a estrutura genérica abaixo.

A primeira base de cada códex é o pixet, que indica qual das três linhas de pixels da imagem o códex representa: G indica a primeira linha (1), C indica a segunda linha (2) e T indica a terceira linha (3). Após o pixet, o códex inclui 19 conjuntos de duas bases (dupletos), nomeados de a até s; cada dupleto representa um pixel gráfico na imagem. 

Por exemplo, a imagem abaixo foi codificada pela sequência de DNA a seguir (apenas a sequência de uma das fitas de DNA é apresentada):

AAAAACTTTATTTTCCTTTTTTACACTTGGTTTTGTGTTTGGTTAAAAATCCTTTGTTAGCCTTCCTTTTTTCATTTTGTGTTTAGAGAAAAAGTTTATTTTCGTTTTTCGCGCTCGCCGTTCGCGTTGCCGAAAAA


a) Qual a sequência de bases do dupleto que representa os pixels do tipo? Explique, em termos da deterioração da imagem, por que a inserção de uma base extra logo após o primeiro dupleto de um códex da sequência de DNA acima é mais grave que a deleção do último dupleto desse códex. 
b) Compare o funcionamento dos dupletos do sistema descrito acima com o funcionamento dos códons na codificação de aminoácidos em organismos vivos. Qual organela catalisa o processo de tradução?

RESPOSTA:
a) Os pixels do tipo indicado no enunciado são codificados por cinco dupletos CG. A inserção de uma base extra logo após o primeiro dupleto altera toda a sequência de dupletos do códex. A deleção do último dupleto pode causar a não formação do último pixel. 
b) Os dupletos do sistema descrito representam os pixels gráficos na imagem. Os códons que especificam os aminoácidos durante a síntese de proteínas são sequências de três nucleotídeos. As organelas que catalizam o processo de tradução são os ribossomos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário