PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 30 de outubro de 2021

Questão de Biologia - UNICAMP 2017 - O trecho acima, adaptado da tradução do artigo de Gregor Mendel, ilustra o interesse de Mendel

Quando se pretende transformar a espécie X na espécie Y, ambas devem ser unidas por fertilização e, em seguida, os híbridos resultantes devem ser fertilizados com o pólen de Y. Depois, das várias proles resultantes, seriam selecionadas aquelas que apresentassem maior semelhança com Y, que novamente seriam fertilizadas com pólen de Y, e assim sucessivamente até que, finalmente, Y se mantivesse constante nas gerações seguintes. Por este pro cesso, a espécie X teria sido transformada na espécie Y.

O trecho acima, adaptado da tradução do artigo de Gregor Mendel, ilustra o interesse de Mendel na transformação de espécies. 

a) O processo descrito por Mendel está relacionado com que prática amplamente usada na agricultura? Quais as vantagens da utilização desse processo na agricultura? 
b) Considerando que a espécie X tenha as características “A” e “B”, que a espécie Y tenha as características “a” e “b” e que os alelos “A” e “B” são dominantes, a partir do cruzamento de X com Y, em quantas gerações todos os descendentes resultantes teriam apenas as características ab? Quais seriam os genótipos formados em cada uma das gerações?

RESPOSTA:
a) Está relacionado com o melhoramento genético, a partir de cruzamentos direcionados. As vantagens são a seleção de características específicas e a obtenção de linhagens mais uniformes. 
b) Todos os descendentes terão as características ab a partir da terceira geração. Do enunciado, tem-se que X tem genótipo AABB e Y, aabb. Na primeira geração filial, todos os descendentes terão genótipo AaBb. Na segunda, poderão ter os genótipos AaBb, Aabb, aaBb e aabb. Na terceira geração, todos serão aabb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário