PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 31 de outubro de 2021

Questão de Biologia - UNICAMP 2020 - Em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong se tornou o primeiro homem a pisar na superfície lunar

Em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong se tornou o primeiro homem a pisar na superfície lunar, após viajar a bordo da Apollo 11 com Edwin Aldrin e Michael Collins. O espaço é um desafio para a Biologia e vários experimentos na área vêm sendo realizados na Estação Espacial Internacional. Pesquisadores compararam o perfil de transcritos em plantas crescidas no espaço, o que permitiu avaliar como os organismos detectam a ausência de gravidade (ou a microgravidade) e desvendar os mecanismos fundamentais envolvidos na resposta das plantas ao voo espacial. 

a) No contexto apresentado, o que é um transcrito? Considerando o processo de síntese proteica para o entendimento do metabolismo celular, qual é a limitação da análise exclusiva do perfil de transcritos? 
b) As imagens (A) e (B) abaixo mostram plantas cultivadas em ambiente terrestre ou no espaço. Considerando seus conhecimentos sobre tropismo, identifique o ambiente em que cada planta cresceu e justifique a sua resposta.
RESPOSTA:
a) Um transcrito é um segmento de RNA produzido a partir de um molde de DNA. Considerando o entendimento do metabolismo celular, a análise exclusiva do perfil de transcritos (RNAs) não permite a compreensão da atividade das proteínas/enzimas que atuam na ação metabólica das células. 
b) As plantas A cresceram na ausência de gravidade, no espaço, local onde ocorreu um crescimento desordenado das raízes. As plantas B cresceram no ambiente terrestre, portanto na presença de gravidade. Apresentam o geotropismo positivo nas raízes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário