PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 30 de outubro de 2021

Questão de Biologia - UNICAMP 2017 - O poema citado por Mia Couto faz referência

“Um poeta chamado Zhu Xi escreveu o seguinte há cerca de 1200 anos: ‘No topo das altas montanhas vejo conchas que me dizem que antigos lugares de baixa altitude se elevaram para os céus e moram agora nos mais elevados picos. Estas conchas dizem-me também que materiais vivos de animais se converteram nas mais duras e inertes rochas.’ Essas palavras foram durante séculos lidas como se fossem versos. Mas Zhu Xi não era apenas um poeta: era um cientista, aquilo que, até há pouco se chamava um naturalista.” 

O poema citado por Mia Couto faz referência 

a) ao processo de migração de moluscos marinhos para topos de montanhas e a sua posterior fossilização. b) ao processo de decomposição de materiais vivos que ocorre nas rochas duras e inertes presentes nos topos das montanhas. 
c) à presença de fósseis de moluscos em montanhas que se formaram em regiões antes cobertas por água. d) à existência de fósseis de moluscos que habitavam topos de montanhas e hoje estão extintos. 

RESPOSTA:
Letra C.

A fossilização dos moluscos, oriundos de mares primitivos, é anterior aos processos geológicos que causaram a elevação das montanhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário