PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 30 de outubro de 2021

Questão de Biologia - UNICAMP 2017 - A esquistossomose mansônica é uma doença que afeta 7 milhões de brasileiros atualmente.

A esquistossomose mansônica é uma doença que afeta 7 milhões de brasileiros atualmente. A vacina contra este helminto está em fase pré-clínica de testes e foi desenvolvida por pesquisadores brasileiros. 

a) Quais são as formas infectantes para o hospedeiro vertebrado e para o hospedeiro invertebrado? Indique esses hospedeiros. 
b) Vacinas são estratégias profiláticas importantes no combate a infecções, porém, até o momento, não existem vacinas contra essa parasitose. Cite duas medidas profiláticas efetivas para o controle dessa infecção no homem. 

RESPOSTA:
a) O hospedeiro vertebrado (definitivo) é o ser humano, o qual é infectado pela larva cercária. Já o hospedeiro invertebrado (intermediário) é o caramujo (ex.: Planorbis sp. ou Biomphalaria sp.), que é infectado pela larva miracídio. 
b) São medidas profiláticas efetivas: combate ao hospedeiro intermediário, saneamento básico, evitar nadar em lagoas desconhecidas e tratamento dos doentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário