PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 31 de outubro de 2021

Questão de Biologia - UNICAMP 2018 - Dados genéticos podem ser utilizados para estudar populações de uma espécie no ambiente natural

Dados genéticos podem ser utilizados para estudar populações de uma espécie no ambiente natural. Por exemplo, amostras de DNA podem ser coletadas para identificar espécies, estimar tamanhos populacionais ou identificar indivíduos. Um pesquisador coletou duas amostras de fezes em uma localidade na índia e sequenciou parte do gene Gapdh dos DNAs extraídos a partir delas. Como resultado, foram obtidas as sequências abaixo (apenas uma das fitas do DNA é mostrada).

Amostra 1    5' ACAGGATCCAATAACCCCGCAGGAATGGTG 3'
Amostra 2    5' ACAGGATCCAATAACCCCTCACGAATGGTG 3'

As sequências da mesma região do gene Gapdh nos genomas do tigre de Bengala (Panthera tigris) e do leopardo (Panthera pardus) são:

Panthera tigris        5' ACAGGATCCAATAACCCCGCAGGAATGGTG 3'
Panthera pardus      5' ACAGGATCTAACAACCCCGCAGGAATAGTA 3'

a) De posse desses dados, responda: as amostras de fezes 1 e 2 pertencem, com maior probabilidade, a tigres de Bengala ou a leopardos? As amostras 1 e 2 pertencem ao mesmo indivíduo ou a dois indivíduos diferentes? Justifique sua resposta. 
b) Um crítico argumentou que o trabalho do pesquisador não era válido, pois as sequências do gene nuclear Gapdh foram obtidas a partir de amostras de fezes. Segundo o critico, material genético nuclear de felinos só poderia ser extraído com qualidade a partir de hemácias (eritrócitos) coletadas dos animais. Quem tem razão, o pesquisador ou o crítico? Justifique.

RESPOSTA:
a) Considerando o DNA do felino contido nas fezes, a amostra 1 pertence a um tigre de bengala, pois a sequência do gene Gapdh é idêntica à encontrada na amostra. A amostra de fezes 2 deve pertencer também a um tigre de bengala, pois apresenta apenas dois nucleotídeos diferentes em relação à sequência do gene Gapdh, enquanto, em comparação à sequência desse gene em leopardo, a diferença é de seis nucleotídeos. As amostras 1 e 2 pertencem a indivíduos diferentes, pois as sequências do gene não são idênticas, diferindo em dois nucleotídeos. 
b) O pesquisador deve ter razão, pois o crítico argumenta de forma equivocada que o material genético nuclear deveria ser extraído justamente de uma célula (hemácia ou eritrócito) que não apresenta núcleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário