PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 31 de outubro de 2021

Questão de Biologia - UNICAMP 2019 - Em 2017, um grupo de astrônomos europeus detectou sete planetas orbitando uma estrela da Via Láctea

Em 2017, um grupo de astrônomos europeus detectou sete planetas orbitando uma estrela da Via Láctea denominada TRAPPIST-1. Reproduzimos abaixo algumas informações extraídas desse estudo. As estimativas das massas dos seis planetas mais próximos da estrela sugerem fortemente uma composição rochosa. Em especial, três planetas têm irradiações estelares* muito próximas das de Vênus, Terra e Marte. Supondo condições atmosféricas semelhantes às da Terra, deduziu-se que um desses três planetas, denominado TRAPPIST-1f, pode ter oceanos de água em forma líquida na superfície.

* irradiação estelar é a potência de energia recebida da estrela por unidade de área do planeta. Responda às questões a seguir. 

a) O estudo sugere que o planeta TRAPPIST-1f pode ter sido palco do surgimento de formas de vida semelhantes às da Terra. Levando em conta apenas as características encontradas atualmente em todos os organismos vivos, explique a importância de duas características físicas ou químicas presentes no planeta TRAPPIST-1f para a biologia dos organismos vivos como nós os conhecemos. 
b) Uma teoria altamente controversa, denominada panspermia, sugere que a vida existe em vários lugares do Universo e pode ter-se disseminado entre planetas e sistemas estelares, carregada por meteoros. Considerando plausível tal teoria, se dois planetas com características semelhantes fossem semeados simultaneamente pelos mesmos micro-organismos, não necessariamente possuiriam as mesmas formas de vida bilhões de anos depois. Explique por que, incluindo em sua resposta pelo menos um fator que leva a evolução biológica a ser imprevisível. Qual a relação entre mutações e variabilidade genética, condição essencial para a evolução biológica

RESPOSTA:
a) Planta deverá conter água na forma líquida, que, por ser solvente universal e meio de transporte, é indispensável à vida. Deverá conter também irradiações em comprimento de ondas que permite a conversão de energia luminosa em energia química. 
b) A mutação é a única fonte de novos genes e, por ser aleatória, é imprevisível. Mutações diferentes implica processos evolutivos distintos que podem levar a diferentes formas. Mutações originam genes diferentes, o que aumenta a variabilidade genética. A seleção natural favorece as formas que apresentem vantagens adaptativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário