PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 30 de outubro de 2021

Questão de Biologia - UNICAMP 2017 - Em 2016 verificamos as consequências do derrame de grande volume de rejeitos de uma mineradora

Em 2016 verificamos as consequências do derrame de grande volume de rejeitos de uma mineradora, que se espalhou pelo mar a partir da foz do rio Doce. Os resíduos formaram uma mancha móvel que alterou o equilíbrio do rio, do mar e impactou a economia local dependente da pesca. 

a) Qual foi a consequência do avanço da lama na biodiversidade do ambiente marinho? Justifique. 
b) Cite dois fatores decisivos para a recuperação da ictiofauna do rio Doce. 

RESPOSTA:
a) A consequência do avanço da lama da mineradora no ambiente marinho é a redução da biodiversidade devido à diminuição da entrada de luz no mar, ocasionando queda na taxa de fotossíntese e desequilíbrio das cadeias alimentares; bioacumulação de metais pesados nos organismos marinhos, levando-os à morte; e redução da taxa de O2 dissolvido na água em decorrência do processo de eutrofização. 
b) Para a recuperação da ictiofauna do Rio Doce, podemos citar os seguintes fatores: – proibição da pesca na bacia do Rio; – recuperação das matas ciliares e do plâncton; – proteção das nascentes da bacia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário