A estrutura química do composto puromicina é muito semelhante à estrutura de um RNA transportador. Em virtude dessa semelhança, os ribossomos de procariotos são capazes de interagir com a puromicina como se ela fosse um RNA transportador. O ribossomo catalisa a formação de uma ligação covalente entre a cadeia proteica em crescimento e a puromicina, se este composto estiver presente durante a tradução. Após tal evento bioquímico, novos aminoácidos não podem ser incorporados à cadeia da proteína.
a) Por que a puromicina tem ação antibiótica sobre bactérias? Na presença de puromicina, a massa molecular média de uma dada proteína bacteriana será maior, igual ou menor em relação à massa média da mesma proteína na ausência do antibiótico? Explique seu raciocínio.
b) A puromicina também é utilizada para transgenia. Neste caso, um gene que codifica uma enzima capaz de destruir a puromicina é adicionado, juntamente com o gene de interesse do pesquisador, ao genoma de células cultivadas in vitro. Na presença de puromicina, a taxa de sobrevivência de células que receberam esses genes será igual, maior ou menor em relação à sobrevivência de células não modificadas? Explique seu raciocínio.
RESPOSTA:
a) A puromicina tem ação antibiótica porque bloqueia a síntese proteica bacteriana, comprometendo o metabolismo e ocasionando, assim, a morte desses organismos. A massa molecular média da proteína será menor porque a puromicina impede a ligação de novos aminoácidos à proteína que está sendo sintetizada.
b) A taxa de sobrevivência será maior. Células que receberam esse gene serão capazes de sintetizar a enzima que destrói a puromicina e não terão a síntese proteica comprometida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário