PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 30 de outubro de 2021

Questão de Biologia - UNICAMP 2016 - Muitas vezes se observa o efeito do vento nas plantas, que faz com que a copa das árvores

Muitas vezes se observa o efeito do vento nas plantas, que faz com que a copa das árvores e eventualmente o caule balancem vigorosamente sem, contudo, se romper. No entanto, quando ocorre a ruptura de um ramo, as plantas têm a capacidade de retomar o crescimento e ocupar novamente o espaço deixado pela queda do ramo. 

a) Cite e caracterize os tipos de tecidos que promovem a sustentação e a flexibilidade dos ramos e caules. b) Como se dão o surgimento e o crescimento do novo ramo em plantas danificadas pelo vento? 

RESPOSTA:
a) Os tecidos são: Esclerênquima, constituído por células mortas, fibrosas, alongadas, com parede lignificada que confere rigidez; Xilema, dotado de células condutoras mortas, alongadas, com parede lignificada que confere rigidez; Colênquima, células vivas, alongadas, com parede reforçada de celulose que confere flexibilidade ao órgão em que se encontra. 
b) O surgimento e o crescimento de um novo ramo ocorrem pela ação do meristema das gemas laterais que, entrando em atividade, promove o crescimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário