PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 31 de outubro de 2021

Questão de Ciências - Proteger o Corcovado e o monumento Cristo Redentor.

1 - Proteger o Corcovado e o monumento Cristo Redentor. Só isso já faria do Parque Nacional da Tijuca um lugar especial. Mas o Parque é muito mais que isso: protege a primeira floresta replantada do Mundo, uma infinidade de trilhas e cachoeiras, além de ruínas históricas do tempo das fazendas de café. Tudo isso bem no centro do Rio de Janeiro. O Parque Nacional da Tijuca ( Fig.17) é, sem dúvida, peça fundamental para fazer do Rio a Cidade Maravilhosa. Além de estar presente em quase todas as imagens marcantes do Rio de Janeiro e ser uma excelente alternativa de lazer para a população e turistas, o Parque Nacional da Tijuca tem muita história: suas florestas são resultado do primeiro grande projeto de reflorestamento no Mundo, iniciado em 1861. 
Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/parnatijuca/guia-do-visitante.html. Acesso em: 09 ago. 2021.




Em relação aos objetivos e regras de uso de uma floresta nacional como a da Tijuca, é correto afirmar: 
a) Pode ser usada exclusivamente para pesquisa científica, sendo proibida a visitação. 
b) Tem como objetivo compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos, conciliando a presença humana nas áreas protegidas. 
c) Têm como principal objetivo preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, como toda UC de proteção integral. 
d) Seus recursos ambientais podem ser utilizados desde que licenciados pelos órgãos ambientais competentes.

RESPOSTA:
Letra C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário