PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 30 de outubro de 2021

Questão de Biologia - UNICAMP 2017 - As plantas crescem e se desenvolvem em ambientes com grande variação na disponibilidade de energia

As plantas crescem e se desenvolvem em ambientes com grande variação na disponibilidade de energia luminosa, apresentando importante aclimatação da fotossíntese e da respiração foliar. A figura abaixo representa a variação das trocas gasosas de duas espécies, A e B, em função do aumento da disponibilidade de luz. Valores positivos indicam fotossíntese e valores negativos, respiração.
a) Qual espécie estaria mais apta a se desenvolver em ambientes de sub-bosque, onde a luz é um fator limitante e raramente excede 200 μmol m-² s-¹? Justifique sua resposta. 
b) Além de modificações fisiológicas como as citadas nas trocas gasosas, cite outras duas características das folhas que tornariam as plantas aptas a se desenvolverem em ambientes sombreados. 

RESPOSTA:
a) A espécie mais apta ao ambiente de sub-bosque é a planta B, pois apresenta ponto de compensação fótico (PCF) mais baixo, caracterizando um vegetal umbrófilo. 
b) As espécies mais aptas a se desenvolverem em ambientes sombreados apresentam folhas com superfície maior (limbo) – para aumentar a captação de luz – e maior concentração de cloroplastos nas folhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário