PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 31 de outubro de 2021

Questão de Biologia - UNICAMP 2019 - Os microtúbulos, parte do citoesqueleto, estão envolvidos em diversas etapas da diferenciação

Os microtúbulos, parte do citoesqueleto, estão envolvidos em diversas etapas da diferenciação de neurônios, incluindo a origem e a função de seus prolongamentos celulares ― dendritos e axônios. As proteínas associadas aos microtúbulos (MAPs) têm funções essenciais nas células neuronais, podendo ser divididas em três famílias ― MAP1, MAP2 e tau. 

a) Cite pelo menos dois papéis dos microtúbulos em uma célula eucariótica, diferentes daqueles mencionados acima. As distribuições subcelulares de tau, MAP2 e um tipo de MAP1 (MAP1B) durante a diferenciação neuronal são representadas na figura abaixo. Na fase 4, qual MAP é encontrada em maior quantidade nos dendritos?
b) Qual é a principal função dos axônios? Plasticidade neuronal é a capacidade do sistema nervoso de se modificar estrutural e funcionalmente ao longo de seu desenvolvimento, ou quando sujeito a novas experiências. De que forma os dendritos e os axônios participam ativamente desse processo?

RESPOSTA:
a) Papéis dos microtúbulos: formação das fibras do fuso, dos centríolos, cílios e flagelos. 
b) Os oxônios conduzem o impulso nervoso na direção do corpo celular para as sinapses. Na plasticidade neuronal, ocorre um aumento ou uma diminuição do número de detritos e do número de ramificação oxônicas, possibilitando a adaptação dos neurônios a alterações de estímulos e novas experiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário