Para determinada espécie de planta, a cor das pétalas e a textura das folhas são duas características monogênicas de grande interesse econômico, já que as plantas com pétalas vermelhas e folhas rugosas atingem alto valor comercial. Para evitar o surgimento de plantas com fenótipos indesejados nas plantações mantidas para fins comerciais, é importante que os padrões de herança dos fenótipos de interesse sejam conhecidos. A simples análise das frequências fenotípicas obtidas em cruzamentos controlados pode revelar tais padrões de herança. No caso em questão, do cruzamento de duas linhagens puras (homozigotas), uma composta por plantas de pétalas vermelhas e folhas lisas (P1) e outra, por plantas de pétalas brancas e folhas rugosas (P2), foram obtidas 900 plantas. Cruzando as plantas de F1, foi obtida a geração F2, cujas frequências fenotípicas são apresentadas no quadro a seguir.
a) Qual é o padrão de herança da cor vermelha da pétala? E qual é o padrão de herança do fenótipo rugoso das folhas? Justifique.
b) Qual é a proporção do genótipo duplo-heterozigoto (genótipo heterozigoto para os dois locos gênicos) em F2? Justifique.
RESPOSTA:
a) A cor vermelha é condicionada por um alelo dominante (B) definido pelo aparecimento total em F1. Folha rugosa é um caráter recessivo (r) por não aparecer na F1.
b) A proporção do duplo heterozigoto em F2 = 4/16 ou 1/4 ou 25%
Justificativa:
Alelos: B (vermelha), b (branca).
R (lisa) e r (rugosa).
F1: BbRr x BbRr
F2: P(BbRr) = 1/2 . 1/2 = 1/4 = 25%
Nenhum comentário:
Postar um comentário