PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 5 de outubro de 2021

Questão de Biologia - A mumificação pode ocorrer por processos artificiais ou naturais

(UEL 2020) A mumificação pode ocorrer por processos artificiais ou naturais. No primeiro caso, são retiradas as vísceras e o corpo é embebido em substâncias que podem preservá-lo ao longo do tempo. No segundo, por exemplo, por motivos climáticos, a decomposição do cadáver ocorre parcial ou lentamente, de modo que, nas partes decompostas, ocorre transferência de energia pela ação de agentes decompositores. Com base nos conhecimentos sobre transferência de energia entre diferentes níveis tróficos, assinale a alternativa correta. 

a) Os primeiros componentes da cadeia alimentar são os consumidores, que, por possuírem muita energia armazenada, transferem a biomassa necessária para os demais seres vivos do próximo nível trófico. 
b) A luminosidade do sol é convertida em energia e entra na biosfera por meio dos seres decompositores, os quais, durante os processos de decomposição, reciclam moléculas orgânicas em compostos inorgânicos (H2 O, O2 e CO2 ). 
c) Quanto mais níveis tróficos uma cadeia alimentar possuir, menor será a sua dissipação energética, uma vez que as menores perdas de energia ocorrem quando a matéria orgânica é transferida de um nível trófico para outro. 
d) A porcentagem de energia efetivamente transferida de um nível trófico para o nível seguinte varia de acordo com os organismos envolvidos na cadeia, situando-se entre 5% e 20%. 
e) No nível dos consumidores terciários, exemplificado por um herbívoro, considera-se a produtividade primária líquida como a quantidade total de biomassa que esse animal, efetivamente, absorve dos alimentos que ingere.

RESPOSTA:
Letra D

A alternativa A está errada, porque a lama que cobriu a bacia não é rica em matéria orgânica e prejudica a respiração e a fotossíntese das espécies vegetais aquáticas. 

A alternativa B está errada, porque caso o alarme tivesse funcionado, a área poderia ter sido evacuada, mas isso não impediria o rompimento da barragem nem os impactos ambientais decorrentes dele. 

A alternativa C está errada, porque os efeitos de uma mutação não são percebidos de imediato na mesma geração em que ela ocorre. Essa afirmação só seria possível analisando as próximas gerações das espécies da fauna local. 

A alternativa D está certa. 

A alternativa E está errada, porque o acúmulo de água decorrente do rompimento da barragem viabiliza o aumento dos insetos vetores de inúmeras doenças, entre elas a dengue e a febre amarela, transmitidas pelo Aedes aegypti


Nenhum comentário:

Postar um comentário