PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 12 de outubro de 2021

Questão de Química -(UFG-GO) Os seguintes gráficos representam variáveis de uma reação química:

4 - (UFG-GO) Os seguintes gráficos representam variáveis de uma reação química:


Analise os gráficos e responda o que se pede. 
a) Em qual instante o equilíbrio químico é atingido? 
b) Qual das curvas representa a variação da concentração dos reagentes e qual representa a variação da concentração dos produtos? 
c) Qual das curvas representa a variação da velocidade da reação direta? Qual representa a variação da velocidade da reação inversa?

RESPOSTA:
A) No instante T2.
B) Durante a reação química os produtos vão sendo formados enquanto os reagentes vão sendo consumidos. Desta maneira, a curva 2 representa a concentração dos reagentes, já que ela diminui com o passar do tempo enquanto a curva 1 representa a concentração dos produtos, já que ela aumenta com o passar do tempo.
C) No início da reação a concentração dos reagentes é máxima. Assim, no início da reação a velocidade da reação direta é máxima e vai diminuindo conforme os reagentes vão sendo consumidos. Logo, a curva 3 representa a velocidade da reação direta. Por outro lado, no início da reação a concentração dos produtos é mínima. Assim, no início da reação a velocidade da reação inversa é mínima e vai aumentando conforme os produtos vão sendo formados. Logo, a curva 4 representa a velocidade da reação inversa.

3 comentários: