A teoria aristotélica teve ampla influência durante muitos séculos até a Idade Média. Todavia, no século XV, reacendeu o interesse em aprofundar a teoria do atomismo, embora na época ainda existissem preconceitos vinculados aos fundamentos religiosos que desconsideravam essa teoria. Vários filósofos e cientistas começaram a reelaborar teorias para a natureza da matéria, considerando-a constituída por corpúsculos. Pierre Gassendi, René Descartes, Daniel Sennert, Robert Boyle e Isaac Newton, são alguns nomes. Todas essas ideias contribuíram, de alguma forma, para a construção de uma nova teoria atômica desenvolvida pelo químico inglês John Dalton [1766-1844]. A este respeito, julgue os itens considerando C para os corretos e E para os errados.
1) Gassendi, na França, e Newton, na Inglaterra, defenderam que os átomos permitiam conceber o mundo regido pela vontade do Criador. Assim, o atomismo teve menos resistência, pois deixaram de ser vistas como teorias ateístas, o que favoreceu novos estudos e teorias conhecidas como corpuscularismo.
2) Boyle e Newton desenvolveram seus estudos com base na experimentação e nas relações matemáticas. Boyle introduziu uma nova noção para o conceito de elemento químico, diferente da teoria aristotélica.
3) Newton apresentou a teoria corpuscular da matéria, estudando o comportamento dos gases em relação às forças de repulsão das partículas; ele relacionou os estados físicos da matéria em função das distâncias entre as partículas. No estado sólido, as partículas estariam mais próximas do que no líquido e neste mais próximas do que no estado gasoso.
4) Um dos principais trabalhos da época foi desenvolvido pelo químico irlandês William Higgins [1762-1825], que considerava a ideia de que cada elemento possui um tipo de átomo, e que este diferia em massa.
5) As teorias com uma mecânica da matéria ficaram conhecidas como termo mais aceito na época do que o atomismo.
RESPOSTA:
Todas corretas – Cientistas, como Isaac Newton e
Robert Boyle, contribuíram para que a teoria atômica da matéria se tornasse mais aceita que a teoria
aristotélica sobre a composição da matéria. Esses
cientistas basearam-se em experimentações e relações matemáticas e conseguiram desassociar o
atomismo de preconceitos religiosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário