PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Questão de Química - ENEM 2016 - Dentre as substâncias listadas no quadro, aquela capaz de remover com maior eficiência os gases poluentes é o(a)

Após seu desgaste completo, os pneus podem ser queimados para a geração de energia. Dentre os gases gerados na combustão completa da borracha vulcanizada, alguns são poluentes e provocam a chuva ácida. Para evitar que escapem para a atmosfera, esses gases podem ser borbulhados em uma solução aquosa contendo uma substância adequada. Dentre as substâncias listadas no quadro, aquela capaz de remover com maior eficiência os gases poluentes é o(a) 


a) fenol. 
b) piridina. 
c) metilamina. 
d) hidrogenofosfato de potássio. 
e) hidrogenosulfato de potássio.

RESPOSTA:
Letra D.

Aqui é importante entender que os gases que produzem a chuva ácida são os óxidos ácidos (exemplos: CO2 e SO3). Como eles são ácidos, faz -se necessário uma substância básica para neutralizar seus efeitos. Dentre as três substâncias básicas presentes na tabela (que liberam OH– como produto da reação), a que terá maior força para neutralizar a ação dos gases será a que apresentar maior valor de constante de equilíbrio, o hidrogenofosfato de potássio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário