PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 16 de outubro de 2021

Questão de Física - (Olimpíada Brasileira de Física) São realizadas experiências com 5 pêndulos de mesmos comprimentos.

3 -(Olimpíada Brasileira de Física) São realizadas experiências com 5 pêndulos de mesmos comprimentos. As massas pendulares são de bolas de bilhar iguais, cada uma ligeiramente encostada na outra. Experiência 1: A bola 1 é erguida de uma altura H e abandonada. Ela colide com a bola 2. O choque se propaga e a bola 5 é lançada, praticamente até a mesma altura H.


Experiência 2: Agora as bolas 1 e 2 são erguidas conforme ilustra a figura e abandonadas. Elas caminham juntas até a colisão com a bola 3.


Dois estudantes, Mário e Pedro, têm respostas diferentes com relação à previsão do que irá ocorrer após a propagação do choque. Mário acha que somente a bola 5 irá se movimentar, saindo com velocidade duas vezes maior que as velocidades das bolas 1 e 2 incidentes. Pedro acha que as bolas 4 e 5 sairão juntas com a mesma velocidade das bolas incidentes 1 e 2. 

a) A previsão de Mário é correta? Justifique. 
b) A previsão de Pedro é correta? Justifique.

RESPOSTA:
a) 



b) 
A previsão de Pedro confirma a teoria que diz: nas colisões elásticas tanto a energia cinética como a quantidade de movimento devem ser conservadas. Veja a tabela abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário