PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Questão de Ciências - Na brincadeira de cabo de guerra, duas equipes competem com o objetivo de fazer com que os integrantes do outro grupo ultrapassem marcações no solo

3. Na brincadeira de cabo de guerra, duas equipes competem com o objetivo de fazer com que os integrantes do outro grupo ultrapassem marcações no solo.
a) Faça um esboço da situação e desenhe as forças que cada integrante realiza.
b) Represente a força total de cada equipe e a força resultante da disputa, indicando intensidade, direção e sentido.
c) Indique algum aspecto ou alguma estratégia de jogo que deve ser levada em conta ao montar dois times que disputarão o cabo de guerra. Justifique recorrendo a pelo menos um elemento das leis de Newton.

RESPOSTA:
a) O esboço deve apresentar vetores referentes a cada um dos integrantes do grupo, na direção horizontal e no sentido em que cada equipe puxa a corda. 
b) Os estudantes devem somar as forças que atuam no mesmo sentido, originando uma resultante para cada time. Pela imagem, a equipe à direita parece mais próxima da vitória, portanto, a resultante da disputa é uma força horizontal, de baixa intensidade e para a direita.
c) A massa dos participantes deve ser levada em conta, criando categorias. Esse ponto pode ser pensado junto à questão da inércia, de maneira que, se duas equipes com massas muito distintas se enfrentarem, a disputa será desequilibrada, pois um dos grupos precisará realizar uma força maior para provocar alguma aceleração na equipe adversária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário