PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Questão de Ciências - COLUNI – UFV 2021 - A saúde humana está relacionada à saúde animal e à saúde dos ecossistemas.

COLUNI – UFV 2021 - A saúde humana está relacionada à saúde animal e à saúde dos ecossistemas. O surgimento de zoonoses emergentes em animais e humanos, é alvo de estudos e tem ampliado os conhecimentos sobre patógenos e suas doenças. As interações entre diferentes componentes dos ecossistemas, como as espécies, as variáveis ambientais e os aspectos ligados ao manejo desses ecossistemas, são fatores importantes para compreender o surgimento e a disseminação de doenças respiratórias como SARS, MERS e COVID-19.
A respeito desse assunto, é INCORRETO afirmar que: 
a) as perturbações da natureza, decorrentes da ocupação inadequada da terra e das alterações climáticas, podem levar parasitas, que estão em constante evolução, a infectar novos hospedeiros, dando origem às doenças emergentes. 
b) o surgimento de novas doenças infecciosas causadas por vírus pode ocorrer a partir de mutações em seu material genético, permitindo o contágio de animais silvestres e a transmissão do vírus para o ser humano. c) o consumo de carne de espécies silvestres pode expor o ser humano a novos parasitas e, por isso, é um fator importante a ser considerado no surgimento de zoonoses. 
d) os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, que infectam células animais sem distinção de espécie, parasitando animais silvestres, animais domésticos e também o ser humano.

RESPOSTA:
Letra D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário