PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 3 de outubro de 2021

Questão de Ciências - COLUNI – UFV 2021 - A polinização biótica é considerada um serviço ambiental de grande importância para a

COLUNI – UFV 2021 - A polinização biótica é considerada um serviço ambiental de grande importância para a biodiversidade vegetal. Nesse processo, espécies animais, especialmente abelhas, visitam flores em busca de recursos como néctar e pólen e, acidentalmente, tocam estruturas florais carreando assim grãos de pólen de uma flor para outra. Sobre a polinização e a biodiversidade vegetal, é INCORRETO afirmar: 
a) Espécies vegetais pertencentes ao grupo das Angiospermas caracterizam-se pela presença de flores e de frutos e representam grande avanço no processo evolutivo, dado o aumento da variabilidade genética proporcionado pela polinização cruzada. 
b) As estruturas florais mencionadas são as anteras, que compõem a porção masculina da flor, nas quais são produzidos os grãos de pólen; e os filetes, que compõem a porção feminina da flor, nos quais estão localizados os nectários florais. 
c) Existem espécies com diferentes arranjos florais, por exemplo, espécies com apenas flores hermafroditas, com flores masculinas e femininas na mesma planta ou com flores masculinas e femininas em plantas diferentes. 
d) O fruto é uma estrutura importante no processo de dispersão das sementes, originando-se a partir do desenvolvimento do ovário, que abriga as sementes, formadas pela fecundação do óvulo pelo gameta masculino, presente no grão de pólen.

RESPOSTA:
Letra B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário