Na Região Sudeste do Brasil as paineiras frutificam em pleno inverno, liberando suas sementes envoltas por material lanoso, como mostram as figuras abaixo. Tal fato está relacionado com o mecanismo de dispersão das sementes
a) Explique como ocorre a dispersão das sementes das paineiras e qual a importância da frutificação ocorrer no inverno da Região Sudeste.
b) Diferentemente das paineiras, existem plantas que investem na produção de frutos carnosos e vistosos. De que maneira tal estratégia pode estar relacionada à dispersão das sementes dessas plantas? Explique.
RESPOSTA:
a) As sementes da paineira são envoltas por pelos que diminuem o peso específico dessas estruturas, facilitando a dispersão pelo vento, fenômeno conhecido por anemocoria. A frutificação no inverno e a consequente libe - ração de sementes coincide, no Sudeste, com o período de menor pluviosidade, o que favorece a disseminação.
b) Frutos vistosos e carnosos atraem animais que deles se alimentam, ingerindo as suas sementes. Estas atravessam o trato digestório e não são digeridas, sendo eliminadas com as fezes. Assim a planta garante a dispersão de suas sementes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário