Os esquemas I e II abaixo mostram as etapas da expressão gênica em dois organismos distintos, um procarioto e um eucarioto.
a) Indique, com justificativa, qual esquema se refere ao eucarioto. Em qual ou quais compartimentos celulares ocorrem as etapas indicadas por 1 e 2 no esquema I, e as etapas 3 e 5 do esquema II?
b) A remoção diferencial de íntrons do RNA mensageiro pode resultar na produção de diferentes peptídeos. Qual das etapas indicadas nos esquemas corresponde ao processo de remoção de íntrons? Explique por que a remoção diferencial de íntrons pode acarretar a produção de diferentes peptídeos.
RESPOSTA:
a) O esquema II refere-se à expressão gênica de eucariotos. Em procariotos, os genes são contínuos, não ocorrendo íntrons, isto é, segmentos não codificantes no DNA. Em procariotos, as etapas de transcrição(1) e tradução (2) ocorrem no citoplasma. Nos eucariotos, a transcrição (3) ocorre no núcleo e a tradução (5), no citoplasma.
b) A remoção dos íntrons ocorre na etapa 4. A remoção diferencial dos íntrons e consequente agrupamento dos éxons (regiões codificantes) resultam em diferentes tipos de moléculas de RNA mensageiro e, portanto, na síntese de proteínas distintas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário