Doenças graves como o botulismo, a lepra, a meningite, o tétano e a febre maculosa são causadas por bactérias. As bactérias, no entanto, podem ser úteis em tecnologias que empregam a manipulação de DNA, funcionando como verdadeiras “fábricas” de medicamentos como a insulina.
a) Explique como a bactéria pode ser utilizada para a produção de medicamentos.
b) O botulismo e o tétano decorrem da ação de toxinas produzidas por bactérias que são adquiridas de diferentes formas pelos seres humanos. Como pode ocorrer a contaminação por essas bactérias?
RESPOSTA:
a) A bactéria, fruto da manipulação de DNA, é transgênica, isto é, recebe, incorpora e expressa um gene que lhe é estranho. Tal gene implantado tem a codificação genética que leva à síntese de uma pro - teína com uso de interesse do ponto de vista médico.
b) O botulismo e o tétano são exemplos de infecções provocadas por bactérias que liberam exotoxinas. No caso do botulismo, a contaminação faz-se por intermédio de alimentos que apresentam a extoxina botulínica, como, por exemplo, palmito em conserva. No tétano, a contaminação é feita por esporos do Clostridium tetani, que adentra o organismo através de ferimentos na pele, feita por objetos contaminados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário