Ao estudar para o vestibular, um candidato percebeu que ainda tinha dúvidas em relação aos processos de difusão simples, transporte passivo facilitado e transporte ativo através da membrana plasmática e pediu ajuda para outro vestibulando. Este utilizou a figura abaixo para explicar os processos. Para testar se o colega havia compreendido, indicou os processos como A, B e C e solicitou a ele que os associasse a três exemplos. Os exemplos foram:
(1) transporte iônico nas células nervosas;
(2) passagem de oxigênio pelas brânquias de um peixe;
(3) passagem de glicose para o interior das células do corpo humano.
a) Indique as associações que o candidato deve ter feito corretamente. Explique em que cada um dos processos difere em relação aos outros.
b) Em seguida, o candidato perguntou por que a alface que sobrou do almoço, e tinha sido temperada com sal, tinha murchado tão rapidamente. Que explicação correta o colega apresentou?
a) A-2, B-3 e C-1. Em A, não há participação de proteína carreadora nem consumo de ATP, ocorrendo a favor do gradiente de concentração. Em B, ocorre participação de proteína carreadora; é um processo a favor do gradiente de concentração, mas não consome ATP. Em C, ocorre participação de proteína carreadora; é um processo contra o gradiente de concentração e consome ATP.
b) O tempero funciona como meio hipertônico. Consequentemente, as células do alface perderam água por osmose.
Nenhum comentário:
Postar um comentário