PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Questão de Biologia - A teoria da abiogênese foi contestada por diversos cientistas

(UPE) A teoria da abiogênese foi contestada por diversos cientistas, que, por meio de experimentos, validaram a teoria da biogênese, em que um ser vivo se origina, apenas, de outro ser vivo. Relacione o cientista ao seu experimento, assinalando o número nos parênteses correspondentes: 

I. Jan Baptist van Helmont. 
II. Francesco Redi. 
III. John T. Needham. 
IV. Lazaro Spalanzani. 
V. Louis Pasteur. 

( ) Surgimento de microrganismos – distribuiu caldo nutritivo em balões de vidro “pescoço de cisne”, submetendo-os à fervura e à esterilização. Após alguns dias, o caldo nutritivo estava livre de micróbios, mas, se o gargalo é quebrado, surgem microrganismos no caldo. 
( ) Surgimento de microrganismos – distribuiu caldo nutritivo fervido por 30 minutos, em diversos frascos, e os vedou com rolhas de cortiça. Após alguns dias, os caldos estavam cheios de micróbios. 
( ) Aparecimento de vermes – depositou animais mortos em dois frascos de boca larga: um tampado com gaze e outro aberto. No frasco vedado, não surgiram vermes. 
( ) Surgimento de microrganismos – distribuiu caldo nutritivo em balões de vidro, fechando-os hermeticamente e submetendo-os à fervura por 1 hora. Após alguns dias, ao se abrirem os frascos e se observar o caldo ao microscópio, não havia microrganismos. 
( ) Produção de ratos – colocou camisa suja misturada com grãos de trigo em local sossegado e pouco iluminado. Em 21 dias, surgiram ratos.

RESPOSTA:
(V) Surgimento de microrganismos – distribuiu caldo nutritivo em balões de vidro “pescoço de cisne”, submetendo-os à fervura e à esterilização. Após alguns dias, o caldo nutritivo estava livre de micróbios, mas, se o gargalo é quebrado, surgem microrganismos no caldo. 
(III) Surgimento de microrganismos – distribuiu caldo nutritivo fervido por 30 minutos, em diversos frascos, e os vedou com rolhas de cortiça. Após alguns dias, os caldos estavam cheios de micróbios. 
(II) Aparecimento de vermes – depositou animais mortos em dois frascos de boca larga: um tampado com gaze e outro aberto. No frasco vedado, não surgiram vermes. 
(IV) Surgimento de microrganismos – distribuiu caldo nutritivo em balões de vidro, fechando-os hermeticamente e submetendo-os à fervura por 1 hora. Após alguns dias, ao se abrirem os frascos e se observar o caldo ao microscópio, não havia microrganismos. 
(I) Produção de ratos – colocou camisa suja misturada com grãos de trigo em local sossegado e pouco iluminado. Em 21 dias, surgiram ratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário