PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 5 de outubro de 2021

Questão de Biologia - UNESP 2020 - A partir desse trecho, pode-se inferir que Juvenal Urbino

No romance O amor nos tempos do cólera, Gabriel García Márquez relata os primeiros contatos do jovem médico Juvenal Urbino, um dos três protagonistas do romance, com o cólera. O cólera se transformou em obsessão. Não sabia a respeito mais do que aprendera na rotina de algum curso marginal, e lhe parecera inverossímil que há apenas trinta anos tivesse causado na França, inclusive em Paris, mais de cento e quarenta mil mortes. Mas depois da morte do pai aprendeu tudo que se podia aprender sobre as diversas formas do cólera, quase como uma penitência para dar descanso à sua memória, e foi aluno do epidemiólogo mais destacado do seu tempo [...], o professor Adrien Proust, pai do grande romancista. De modo que quando voltou à sua terra e sentiu vinda do mar a pestilência do mercado, e viu os ratos nos esgotos expostos e os meninos se revolvendo nus nas poças das ruas, não só compreendeu que a desgraça tivesse acontecido como teve a certeza de que se repetiria a qualquer momento. 

(O amor nos tempos do cólera, 1985.)  

A partir desse trecho, pode-se inferir que Juvenal Urbino: 

a) se preocupou em combater, no século XX, o retorno da epidemia de cólera na França, principal- mente em Paris, constatando que a doença era transmitida pela urina de ratos. 
b) tivera seu pai morto pelo cólera ainda no século XIX, o que o motivou a investigar as causas dessa doença, no caso, microrganismos eucariotos transmitidos por ratos que se proliferam nos esgotos. 
c) viveu na Europa da Idade Média, quando ocorria a grande epidemia de cólera e quando ainda se acreditava que a doença era transmitida por vapores pestilentos dos esgotos. 
d) temia uma epidemia de cólera em sua cidade natal e, ainda no século XVIII, aprendeu com seu professor que a falta de saneamento básico favorece os surtos dessa virose. 
e) se interessou pela doença entre o final do século XIX e o início do século XX, percebendo que as pessoas que entravam em contato com fezes contaminadas contraíam cólera, uma doença transmitida por bactérias.

RESPOSTA:
Letra E.

A alternativa A está incorreta, pois o cólera não é transmitido pela urina dos ratos, e sim a leptospirose. 
A alternativa B está incorreta, pois o agente etiológico do cólera é a bactéria Vibrio cholerae, um ser procarioto. 
A alternativa C está incorreta, pois o texto foi escrito em 1985, portanto, no século XX. 
A alternativa D está incorreta, pois o cólera não se trata de uma virose e sim uma doença bacteriana.
A alternativa E está correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário