PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 5 de outubro de 2021

Questão de Biologia - Leia com atenção o trecho a seguir: HISTÓRIA DE DUAS BACTÉRIAS

(PUC-SP 2010)Leia com atenção o trecho a seguir: 

HISTÓRIA DE DUAS BACTÉRIAS

A bactéria Zi e a bactéria Wu encontram-se em um meio de cultura contendo um antibiótico A. Zi comenta com Wu: - “Esse antibiótico me deixa muito mal. Estou com dificuldade de sintetizar moléculas de RNA”. Responde Wu: - “Puxa, eu continuo produzindo normalmente proteínas e sinto-me muito bem. Zi, farei imediatamente uma ponte citoplasmática com você e vou lhe transferir um plasmídio especial”. Um pouco depois, Zi comenta: - “Wu, muito obrigada, meu processo de síntese de proteínas se norma- lizou. Sou uma nova bactéria! “ 

Com relação ao trecho descrito, é INCORRETO afirmar que: 

a) a bactéria Zi, inicialmente, teve dificuldade de sintetizar moléculas de RNA e isso interferiu na síntese de proteínas. 
b) a bactéria Wu tem constituição genética que permite sobreviver em meio contendo o antibiótico A. 
c) ocorreu conjugação entre as bactérias Wu e Zi. 
d) a bactéria Zi recebeu molécula de RNA mensageiro presente no plasmídio, o que lhe garantiu resistência ao antibiótico A. 
e) a bactéria Wu transferiu DNA para a bactéria Zi.

RESPOSTA:
Letra D

A bactéria Zi recebeu molécula de DNA, presente no plasmídeo, e, por esse motivo, tornou-se resistente ao antibiótico A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário