As substâncias orgânicas que nutrem as plantas são produzidas por meio da fotossíntese em células dotadas de cloroplastos, localizadas principalmente nas folhas. Nesse processo, que tem a luz como fonte de energia, moléculas de água (H2O) e de gás carbônico (CO2) reagem, originando moléculas orgânicas. As moléculas de água são absorvidas principalmente através da raiz, e o CO2, através dos estômatos.
a) A abertura dos estômatos depende de diversos fatores ambientais. Cite um fator ambiental que afeta a abertura estomática e explique como isso ocorre.
b) Que processo permite que a planta utilize parte das substâncias orgânicas produzidas na fotossíntese como fonte de energia para suas células? Em que consiste esse processo?
RESPOSTA:
a) A luz é um dos fatores ambientais que afeta a abertura estomática. Na presença de luz, as células estomáticas realizam fotossíntese, consomem CO2 e tornam o meio alcalino. Neste meio, o amido (menos solúvel) é transformado em glicose (mais solúvel). A água é absorvida por osmose, provocando a turgescência das células-guarda e, consequentemente, a abertura do ostíolo. Além da luz, outros fatores ambientais, como CO2 e água, também afetam a abertura estomática.
b) Respiração celular. A respiração celular é um processo exotérmico, no qual a matéria orgânica, produzida na fotos síntese, reage com o oxigênio, liberando gás carbônico, água e energia. Esta energia é utilizada nos processos vitais da planta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário