As pessoas são incentivadas a praticar atividades físicas visando a uma vida saudável. Especialistas em fisiologia do exercício determinaram a porcentagem de fibras do tipo I e do tipo II encontradas em músculos estriados esqueléticos de quatro grupos de pessoas: atletas maratonistas(*), atletas velocistas(**), pessoas sedentárias, e pessoas com atividade física moderada. Os resultados desse estudo são mostrados na figura abaixo. As características funcionais de cada uma das fibras estão listadas na Tabela.
(*) corredores de longas distâncias; (**) corredores de curtas distâncias (ex.100m raso)
a) Analise as informações da Tabela e indique, entre os quatro grupos de pessoas (A, B, C ou D) mostrados na Figura,
qual grupo corresponde aos maratonistas e qual grupo corresponde aos velocistas. Justifique.
b) Se os dois grupos de atletas não fizerem um treinamento adequado, pode ocorrer nesses atletas dor muscular
intensa durante ou após uma competição. A que se deve essa dor muscular? Explique.
RESPOSTA:
a) Respectivamente, C e A. Os maratonistas apresentam grande quantidade de fibras do tipo I, que permitem a elevada resistência em competições de longos percursos. Os velocistas apresentam, principalmente, fibras do tipo II, que são muito eficazes nos esportes de explosão, como, por exemplo, no halterofilismo.
b) Deve-se ao acúmulo de ácido lático no músculo. Na ausência de treinamento físico adequado, o transporte sanguíneo de oxigênio ao músculo pode ficar prejudicado, facilitando a transformação de ácido pirúvico em ácido lático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário