PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 16 de outubro de 2021

Questão de Química - Os polímeros artificiais representam um grande avanço na produção de materiais

1 - Os polímeros artificiais representam um grande avanço na produção de materiais, no entanto, tornouse uma das preocupações mundiais, segundo a revista de pesquisa da Fapesp, no artigo Planeta Plástico: esse é um problema de grandes proporções que aflige o planeta: o consumo desenfreado de plásticos e a poluição gerada por seu descarte inadequado. Estima-se que 8,9 bilhões de toneladas de plásticos primários (ou virgens) e secundários (produzidos de material reciclável) já foram fabricados desde meados do século passado, quando os plásticos começaram a ser produzidos em escala industrial. Cerca de dois terços desse total, ou 6,3 bilhões de toneladas, viraram lixo, enquanto 2,6 bilhões de toneladas ainda estão em uso. O cientista ambiental Marcus Eriksen, cofundador e diretor do 5 Gyres Institute, entidade com sede na Califórnia focada na redução da poluição plástica nos mares. “É até possível remover todo o plástico marinho, mas levaria tanto tempo e custaria tanto dinheiro que não valeria a pena”. 
Diante do texto faça uma pesquisa em livros, artigos e internet (quando for possível) e escreva um pequeno texto de 4 a 6 linhas com possíveis ações para sanar ou mesmo minimizar os impactos ambientais causados pelos polímeros artificiais (plásticos).

RESPOSTA:
Evite os plásticos de uso único, tais como os canudinhos das bebidas. Se for fazer as compras de supermercado, não esqueça de levar uma sacola de tecido. Substitua os tupperware de plástico por recipientes de vidro ou aço. Ao estender a roupa utilize prendedores de madeira e não de plástico. Evite o uso de cosméticos que contenham microplásticos, compre uma escova biodegradável e vista-se com tecidos naturais.. Aposte na reutilização e dê uma segunda oportunidade para certas embalagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário