Um senhor calvo, que apresentava pelos em suas orelhas (hipertricose auricular), casou-se com uma mulher não calva, que não apresentava hipertricose auricular. Esse casal teve oito filhos (quatro meninos e quatro meninas). Quando adultos, todos os filhos homens apresentavam pelos em suas orelhas, sendo três deles calvos. Nenhuma das filhas apresentava hipertricose, mas uma era calva e três não eram.
a) Qual é o tipo de herança de cada uma das características mencionadas, isto é, hipertricose auricular e calvície? Justifique.
b) Faça o cruzamento descrito acima e indique os genótipos do filho homem não calvo com hipertricose auricular, e da filha calva sem hipertricose auricular. Obs.: deixe claramente diferenciadas as notações maiúsculas e minúsculas.
RESPOSTA:
a) A hipertricose auricular é uma condição holândrica (restrita ao sexo), pois o gene determinante localizase, exclusivamente, na porção não homóloga do cromossomo y e é transmitido pelo pai apenas para seus filhos do sexo masculino. A calvície apresenta herança com dominância variável ou influenciada pelo sexo, isto é, o gene comporta-se como dominante nos homens e recessivo em mulheres. Tal fato explica a maior incidência desse caráter em homens.
b) Alelos:
H – normalidade
h – hipertricose auricular
C – normalidade
c – calvície
Pais: Cc XYh x / Cc XX
Filho não calvo com hipertricose auricular: cc XYh
Filha calva sem hipertricose auricular: CC XX
Nenhum comentário:
Postar um comentário