Todos os anos, cerca de 1.500 novos casos de câncer de pele surgem no Brasil. A grande maioria da população brasileira se expõe ao sol sem qualquer proteção. Dessa forma, os dermatologistas recomendam o uso de filtros solares e pouca exposição ao sol entre 10 e 16 horas, período de maior incidência dos raios ultravioleta A e B (UVA e UVB). Os raios UVB estimulam a produção de vitamina D, entre outros benefícios, mas em doses excessivas causam vermelhidão, queimaduras e o câncer de pele.
a) Pessoas com pele clara são mais sujeitas a queimaduras pelo sol e ao câncer de pele que pessoas com pele mais escura. Explique por quê.
b) Raios UVA, ao penetrarem na derme, podem danificar as fibras e dessa forma causar o envelhecimento precoce. Indique que fibras podem ser encontradas na derme e por que o seu dano causa o envelhecimento precoce.
c) A deficiência de vitamina D pode provocar problemas de desenvolvimento em crianças. Explique por quê.
RESPOSTA:
a) As pessoas de pele clara possuem uma menor quantidade de melanina (proteína protetora) do que os indivíduos de pele escura.
b) Fibras elásticas e de colágeno. Essas fibras são responsáveis pela manutenção da elasticidade e consistência da derme. Danos nessas fibras ocasionam envelhecimento precoce, caracterizado principalmente pelo enrugamento da pele.
c) A vitamina D facilita a absorção de cálcio no intestino. A carência de cálcio pode levar ao raquitismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário