PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 5 de outubro de 2021

Questão de Biologia - Apesar da riqueza das florestas tropicais, elas estão geralmente baseadas em solos

(ENEM 1999) Apesar da riqueza das florestas tropicais, elas estão geralmente baseadas em solos inférteis e improdutivos. Grande parte dos nutrientes é armazenada nas folhas que caem sobre o solo, não no solo propriamente dito. Quando esse ambiente é intensamente modificado pelo ser humano, a vegetação desaparece, o ciclo dos nutrientes é alterado e a terra se torna rapidamente infértil. 

(CORSON, Walter H. Manual Global de Ecologia, 1993). 

No texto acima, pode parecer uma contradição a existência de florestas tropicais exuberantes sobre solos pobres. No entanto, este fato é explicado pela: 

a) profundidade do solo, pois, embora pobre, sua espessura garante a disponibilidade de nutrientes para a sustentação dos vegetais da região. 
b) boa iluminação das regiões tropicais, uma vez que a duração regular do dia e da noite garante os ciclos dos nutrientes nas folhas dos vegetais da região. 
c) existência de grande diversidade animal, com número expressivo de populações que, com seus dejetos, fertilizam o solo. 
d) capacidade de produção abundante de oxigênio pelas plantas das florestas tropicais, consideradas os “pulmões” do mundo. 
e) rápida reciclagem dos nutrientes, potencializada pelo calor e umidade das florestas tropicais, o que favorece a vida dos decompositores.

RESPOSTA:
Letra E.

A elevada umidade e a temperatura alta favorecem a ação de organismos decompositores. Dessa forma, nas florestas tropicais a ciclagem de nutrientes ocorre de forma muito rápida, possibilitando a manutenção da florestas exuberantes em solos pobres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário