PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Os carboidratos

Os carboidratos, ou glicídios, são a principal fonte de energia do organismo e estão presentes em vários alimentos, como nas frutas, no leite, nas raízes, nos cereais, nas farinhas e no mel. 

De acordo com a sua estrutura química, eles podem ser classificados como simples ou complexos. Os carboidratos simples, como a glicose, e alguns carboidratos complexos, como a sacarose, em geral, são adocicados e, por isso, são conhecidos como açúcares. 

A glicose é o principal nutriente que fornece a energia necessária para o funcionamento do organismo. Durante a digestão, muitos carboidratos complexos dão origem à glicose. A sacarose, conhecida como açúcar comum, no Brasil, é obtida da cana-de-açúcar. 

A celulose e o amido são exemplos de carboidratos complexos que não têm sabor adocicado. O amido é utilizado como material de reserva energética pelas plantas por ser constituído da união de várias unidades de glicose. Encontra-se, por exemplo, na batata, no milho, no arroz, na mandioca e nos alimentos elaborados com grãos de trigo, como pães e massas. 

Já a celulose é encontrada em todas as plantas, pois constitui a parede celular das células vegetais e compõe as fibras alimentares. As fibras não são digeridas pelo organismo humano, porém, com a ingestão adequada de água, auxiliam no funcionamento do intestino. 

Embora sejam muito importantes para o corpo humano, os carboidratos não devem ser consumidos em excesso, pois a energia proveniente desses alimentos, quando não utilizada pelo organismo, é acumulada na forma de lipídios, podendo levar o indivíduo a engordar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário