PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Psitacose (Ornitose)

É causada por micro-organismos conhecidos por clamídias.

Anteriormente, as clamídias eram consideradas vírus, devido ao seu parasitismo intracelular obrigatório. Atualmente, são classificadas como bactérias e diferem dos vírus pelas seguintes características: como as bactérias, as clamídias possuem os dois tipos de ácidos nucleicos (RNA e DNA); multiplicam-se por divisão binária, o que nunca acontece com os vírus; possuem uma parede celular do tipo bacteriano; possuem ribossomos, o que não se observa nos vírus; possuem diversas enzimas metabólicas ativas; seu crescimento é inibido por muitos agentes antibacterianos.

A psitacose é uma doença de aves que pode ser transmitida ao homem, no qual produz uma série de manifestações clínicas que vão desde uma infecção “benigna”, inaparente, até uma pneumonia grave, com septicemia e morte.

O termo psitacose é empregado para a doença humana e aviária adquirida a partir do contato com pássaros psitacídeos, como papagaios e periquitos. Já o termo ornitose aplica-se à infecção em aves domésticas, por exemplo pombos, galinhas, patos e gansos, e selvagens (gaivotas, garças e outras).

Comumente, as aves adquirem a infecção no ninho, após o nascimento. Podem apresentar manifestações diarreicas ou mesmo não manifestar nenhum sintoma da doença, passando a ser portadoras do agente infectante durante toda a vida, excretando-o junto com as fezes. A inalação das fezes infectadas, secas, das aves é uma via comum de infecção humana. Como o micro-organismo também pode ser encontrado nos tecidos das aves, outra fonte de infecção está no manuseio dos órgãos desses animais, como acontece, por exemplo, nos abatedouros. As pessoas que trabalham em granjas de criação, no abate, preparo e embalagem de aves, com certa frequência apresentam quadros clínicos e subclínicos da doença. Em granjas, a doença tem ocasionado, às vezes, elevada mortalidade entre as aves, com grande perda econômica. Tem-se usado acrescentar antibióticos (tetraciclinas, por exemplo) aos alimentos das aves com a finalidade de reduzir o número de portadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário