PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Botulismo

Doença grave que tem como agente etiológico um bacilo anaeróbio, o Clostridium botulinum, também conhecido por bacilo do botulismo. Sua transmissão se faz pela ingestão de certos tipos de alimentos, geralmente enlatados e conservas, contendo a toxina botulínica, substância altamente tóxica produzida por esses bacilos.

O bacilo do botulismo é encontrado como saprófita no solo e no intestino de herbívoros e de peixes.

No preparo de certos alimentos, como carnes, peixes, palmito em conserva, salsichas, compotas, geleias e outros, se a esterilização não for feita de forma correta e adequada, poderá haver proliferação do C. botulinum com produção de toxina que, mesmo em pequena concentração, torna tóxico o alimento, sem deterioração aparente: a lata de conserva, por exemplo, poderá apresentar-se “estufada” ou não, assim como o cheiro e o gosto poderão estar ou não alterados.

Uma vez ingerido o alimento contaminado, os efeitos da toxina botulínica se manifestam rapidamente (de 2 a 48 horas). Seu mecanismo de ação consiste em bloquear a liberação da acetilcolina nas sinapses neuromusculares.

A doença caracteriza-se por vômitos, prisão de ventre, sede, dificuldade de deglutição e da fala, além de paralisia respiratória, sobrevindo a morte de 20% a 70% dos casos.
A profilaxia consiste essencialmente em controlar a esterilização dos alimentos em conserva e evitar a ingestão de alimentos enlatados, cujas embalagens estejam “estufadas”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário