PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Questão de Física - A existência da vida em nosso planeta depende, entre outros fatores, da transferência de calor entre o Sol

A existência da vida em nosso planeta depende, entre outros fatores, da transferência de calor entre o Sol e a Terra. A energia térmica proveniente do Sol está relacionada às reações de fusão nuclear em seu interior, e sua propagação até a Terra se dá por meio de ondas eletromagnéticas. Colocando ao Sol uma jarra metálica contendo água, observa-se um aumento da temperatura tanto da água quanto da jarra, pois há trocas de calor entre água, jarra e ambiente externo aquecido pelo Sol. 
a) A transferência de calor do Sol para a Terra se dá por condução, convecção ou radiação térmica? 
b) As temperaturas da água e da jarra sobem continuamente enquanto elas absorvem a energia térmica proveniente do Sol, ou existe um limite para a temperatura do conjunto jarra-água? Justifique sua resposta.

RESPOSTA:
a) A transferência de calor entre o Sol e a Terra se dá exclusivamente por radiação térmica, já que não existe um meio físico ligando a Terra e o Sol que possibilitaria a transmissão de calor por outras formas. Retome que a radiação é o único processo que pode ocorrer no vácuo. 
b) Existe um limite para a temperatura do conjunto água-jarra. Quando a taxa de absorção de radiação do conjunto for igual à taxa de emissão de radiação e de calor, o equilíbrio térmico terá sido atingido. Retome o conceito de equilíbrio térmico explicando que a mesma temperatura é obtida entre corpos quando a quantidade de energia perdida é igual à recebida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário