PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Nocividades dos Fungos

• Algumas espécies produzem toxinas prejudiciais ao nosso metabolismo e, por isso, tornam-se venenosas quando ingeridas, causando distúrbios hepáticos e intestinais. As aflatoxinas, por exemplo, são produzidas por diversos fungos, em especial o Aspergillus flavus. Esse fungo é um bolor que ataca as sementes de muitas leguminosas (feijão, soja, amendoim) e gramíneas (milho, arroz, trigo). As sementes emboloradas usadas na produção de ração animal têm causado graves intoxicações, lesões hepáticas e até a morte dos mais variados animais, como aves, porcos e bezerros. 

• Algumas espécies produzem substâncias alucinógenas, como a ergotamina (substância da qual se sintetiza o LSD) fabricada pelo ascomiceto Claviceps purpurea.

• Muitas formas de alergias que afetam o sistema respiratório são provocadas por esporos de fungos existentes na poeira, especialmente os dos gêneros Penicillium e Aspergillus. 

• Muitas espécies parasitam plantas, causando doenças conhecidas genericamente por fitomicoses, que trazem muitas vezes grandes prejuízos às plantações. Entre essas fitomicoses, pode-se citar a ferrugem do café, o cancro da maçã e a podridão da batata.

• Muitas espécies são agentes etiológicos de várias doenças que acometem o homem e outros animais. Essas doenças causadas por fungos são chamadas genericamente de micoses.  Veja a seguir alguns exemplos de micoses que acometem a espécie humana:

MICOSES E FUNGOS CAUSADORES
Sapinho (candidíase) – Candida albicans 
Frieira (pé de atleta, Tinea pedis) – Trichophyton purpureum P
elada (quebra dos pelos) – Piedraia hortai 
Aspergilose pulmonar – Aspergillus fumigatus 
Micoses da pele – Epidermophyton floccosum

Nenhum comentário:

Postar um comentário