PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Basidiomicetos

Nesse grupo estão os fungos mais conhecidos popularmente, chamados cogumelos e orelhas-de- -pau . Alguns, como o Agaricus campestri (conhecido pelo nome francês de champignon), são comestíveis; outros, como o Amanita muscaria, são tão venenosos que a ingestão de um pequeno pedaço pode causar a morte. Há ainda cogumelos como o Psilocybe mexicana, que são tóxicos e contêm substâncias alucinógenas. Algumas espécies atacam os vegetais, como os cereais e o café, causando as ferrugens, doenças que provocam grandes prejuízos à agricultura .
Embora possam se reproduzir assexuadamente (pela formação de esporos), a reprodução sexuada é mais frequente e ocorre pela fusão de hifas, que crescem e dão origem ao basidiocarpo (do grego basis = base), corpo frutífero que, em algumas espécies, tem a forma de chapéu (cogumelo).

No basidiocarpo, por meiose, são produzidos esporos (basidiósporos), que, quando liberados, espalham-se no ambiente. Encontrando o substrato adequado, os esporos germinam; e o ciclo se reinicia.

Reprodução de um basidiomiceto.
As hifas têm entre 5 µm e 10 µm de diâmetro.
(Esquema sem escala; cores fantasia.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário