PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

O efeito dos oceanos no clima

Outro fator de fundamental importância na manutenção do equilíbrio térmico na Terra são os oceanos.

O aquecimento dos oceanos acontece de forma diferente daquela descrita para a troposfera. Enquanto a troposfera é aquecida de baixo para cima, os oceanos são aquecidos da superfície para o fundo.

A energia solar que incide sobre os oceanos é parcialmente transformada em calor, que é refletido ou transmitido, principalmente por meio da turbulência gerada pelas ondas, para as camadas de água mais profundas (até cerca de 100 m de profundidade).

Além da distribuição vertical do calor até cerca de 100 m de profundidade, as correntes oceânicas superficiais redistribuem horizontalmente o calor absorvido e transferem esse calor para a atmosfera, determinando alterações locais no clima.
Mapa das principais correntes oceânicas, as quais exercem profundo efeito sobre o clima. A corrente do Golfo, que é quente, propicia temperaturas mais moderadas na Europa do que as da América do Norte em latitudes semelhantes. A costa do Brasil recebe influência da corrente do Brasil, que é quente. A corrente do Peru, que é fria, influencia o clima mais frio da costa ocidental da América do Sul, em comparação com a costa oriental, na mesma latitude. Nos continentes, o mapa mostra os tipos de clima, representados por cores distintas (veja legenda abaixo do mapa) e também algumas cidades e capitais de países.

Nos oceanos, a variação diária da temperatura é geralmente inferior à que ocorre no continente. Além disso, eles retêm mais calor e se aquecem mais lentamente que o solo terrestre. Devido a isso, os oceanos contribuem de modo efetivo na moderação do clima, uma vez que a reserva de calor nas águas adquirida nos meses mais quentes é, em parte, dissipada nos meses mais frios.

Além de reter e de distribuir calor, os oceanos também participam do controle da temperatura do planeta de outra maneira: eles retiram do ar atmosférico cerca de um terço do CO2 proveniente da atividade humana, o que reduz a quantidade desse gás no ar e consequentemente diminui o efeito dele no fenômeno de aquecimento global. No entanto, ao retirar esse CO2 em excesso do ar, ocorre a acidificação da água em função da reação entre esse gás e a água, formando ácido carbônico. A acidificação traz problemas para algas calcárias e animais que têm exoesqueleto calcário, pois a reação do calcário com o ácido carbônico promove a descalcificação nesses organismos, o que pode levá-los à morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário