PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 11 de abril de 2022

Temperatura e determinação do sexo nos répteis

Nos crocodilianos, na maioria dos quelônios (tartarugas) e em alguns lagartos, o sexo do filhote é determinado pela temperatura ambiente durante o desenvolvimento do embrião. Uma variação de 2 ºC ou 4 ºC pode determinar se o embrião se tornará macho ou fêmea. Em algumas tartarugas, por exemplo, ovos incubados em temperaturas iguais ou menores que 26 ºC originam machos; ovos com temperatura acima de 31 ºC produzem fêmeas. Temperaturas de transição podem produzir tanto machos quanto fêmeas, dependendo de outros fatores, como a taxa de hormônios.

A temperatura age nas etapas iniciais do desenvolvimento. Como há variação diária ou sazonal de temperatura, ambos os sexos são produzidos. Além disso, a temperatura varia também de ninho para ninho, dependendo da luz e da sombra ou se os ovos estão na superfície ou no fundo do ninho.

Se a temperatura do planeta continuar aumentando, por causa do aquecimento global, poderá ocorrer uma desproporção entre os sexos, ou até a produção apenas de tartarugas fêmeas, o que poderá ocasionar a extinção desse grupo.

Fonte: Biologia Hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário