PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 1 de abril de 2022

Questão de Ciências - Como vimos neste capítulo, existem flores que apresentam apenas

Como vimos neste capítulo, existem flores que apresentam apenas o androceu ou apenas o gineceu e, nesses casos, a fecundação ocorre entre o gameta masculino de uma flor e o feminino de outra flor, falando-se em fecundação cruzada. A maioria das angiospermas, no entanto, apresenta tanto o androceu quanto o gineceu na mesma flor, isto é, são flores bissexuadas. Geralmente, essas flores possuem mecanismos que dificultam a autofecundação, ou seja, que o gameta masculino fecunde o feminino da mesma flor. Um desses mecanismos é a localização do androceu e do gineceu, de modo que as anteras não entrem em contato com o estigma. Explique qual a vantagem que as plantas têm de apresentar tais mecanismos.
A flor de hibisco é uma flor bissexuada, na qual as anteras se localizam abaixo dos estigmas. A flor mede cerca de 10 cm de diâmetro.

RESPOSTA
Esses mecanismos favorecem a fecundação cruzada, garantindo a manutenção da variabilidade genética nas populações e, com isso, aumentando o potencial adaptativo das plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário