PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 11 de abril de 2022

Sapos, rãs e pererecas

Os termos sapo, rã e perereca não têm significado filogenético, ou seja, não estão relacionados a grupos monofiléticos.

Em geral, são chamadas de rãs aqueles anfíbios que apresentam pele mais lisa e úmida e passam a maior parte do tempo na água. As longas pernas posteriores são adaptadas para o salto ou para a natação (possuem membrana entre os dedos).

Os anfíbios conhecidos como sapos têm a pele mais grossa e rugosa, passam mais tempo fora da água e suas pernas posteriores são menores que as das rãs (dão saltos mais curtos).

As pererecas têm discos adesivos na ponta dos dedos, que as ajudam a subir em árvores; passam mais tempo na terra. Na língua indígena tupi-guarani, perereca significa ‘andar aos saltos’.

O uso de termos cotidianos, como sapos, rãs e pererecas, que não correspondem à classificação biológica dos anfíbios, ilustra o fato de que o conhecimento cotidiano nem sempre coincide com o conhecimento científico. Isso não significa necessariamente que um esteja errado e outro certo: há situações em que um deles é mais adequado que o outro. Os diferentes tipos de conhecimento e o uso das palavras são discutidos em Filosofia e Língua Portuguesa.

Fonte: Biologia Hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário