PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 1 de abril de 2022

Questão de Ciências - No filme de ficção científica Perdido em Marte, lançado em 2015, um dos astronautas

No filme de ficção científica Perdido em Marte, lançado em 2015, um dos astronautas da missão da Nasa que estava no Planeta Vermelho foi dado como morto pela equipe e deixado para trás depois de um acidente. No entanto, ele sobreviveu e se viu sozinho em um planeta, a princípio, sem condições de abrigar a vida. Em uma tentativa de sobrevivência, esse astronauta, que era um cientista botânico, usou seus conhecimentos para iniciar uma plantação em um ambiente que ele mesmo construiu. Para plantar, ele dispunha apenas de um alimento congelado: batatas inteiras. Plantou essas batatas e teve sucesso: conseguiu muitos pés de batatas e pôde se alimentar delas por um período. Explique por que esse botânico conseguiu obter mais batatas plantando as que ele já tinha. Que tipo de reprodução aconteceu nas plantas desse cultivo: sexuada ou assexuada?
Reprodução de fotografia de divulgação do filme Perdido em Marte (EUA, direção de Ridley Scott, 2015), em que é possível observar o cientista botânico cultivando batatas em Marte, em um ambiente controlado desenvolvido por ele.

RESPOSTA
A batata é um caule subterrâneo e tem gemas das quais brotam novas plantas, por propagação vegetativa. A reprodução que ocorreu nesse cultivo é assexuada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário