PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 11 de abril de 2022

Recriando dinossauros

Alguns livros e filmes de ficção científica abordam a possibilidade de recriação dos dinossauros em laboratório por meio do implante do DNA desses répteis na célula-ovo de outro animal.

No entanto, há vários fatores que fazem com que isso seja bastante improvável. Entre eles, o fato de que o DNA começar a se decompor após a morte do organismo e, como os dinossauros se extinguiram há cerca de 65 milhões de anos, seria praticamente impossível conseguir um gene completo. No máximo, restariam apenas pequenos trechos. Se usarmos genes de outro animal para completar os pedaços que estão faltando, não teríamos nenhuma garantia de produzir um dinossauro. Outro problema é que, mesmo que conseguíssemos um conjunto completo de genes, ele teria de ser colocado em uma célula-ovo de dinossauro para que funcionasse corretamente. Isso porque os genes têm de ser ativados e regulados por substâncias do citoplasma da célula-ovo específicas dos dinossauros. Seria pouco provável que genes de dinossauros funcionassem adequadamente quando colocados em ovos de outras espécies. 

Além disso, mesmo que fosse possível recriá-los, eles estariam vivendo em um mundo bem diferente. 

Os herbívoros não encontrariam as plantas exatas das quais se alimentavam, por exemplo. 

Fonte de pesquisa: DESALLE, B.; LINDLEY, D. Jurassic Park e o mundo perdido: ou como fazer um dinossauro. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário