PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 4 de abril de 2022

Questão de Ciências - No Brasil, a maior parte da geração de energia elétrica é de origem hidrelétrica.

No Brasil, a maior parte da geração de energia elétrica é de origem hidrelétrica. Entretanto, o país tem investido em pesquisas referentes a energias de fontes renováveis, como a solar e a eólica. Segundo dados do Conselho Global de Energia Eólica (ou Global Wind Energy Council, GWEC), o Brasil se posicionou, em 2016, como o maior produtor de energia eólica da América Latina. Emgrupo, realizem uma pesquisa sobre o motivo de a região Nordeste se destacar na produção de energia eólica no Brasil, sendo que quase metade de sua geração de energia elétrica provém dessa fonte. 
Em seguida, organizem um debate na escola para que as informações coletadas na pesquisa possam ser compartilhadas. No dia do debate, procurem discutir sobre a tendência do uso de energias renováveis no Brasil e no mundo; se possível, convidem o professor de Geografia para ser um dos mediadores da discussão. Elejam um colega para registrar os principais tópicos discutidos e, após o debate, disponibilizem- -nos no blog da turma ou no mural da escola.

RESPOSTA (orientação):
O Nordeste brasileiro está situado em uma zona de baixa latitude e a incidência quase perpendicular dos raios solares causa um aquecimento mais intenso dessa área. Isso influencia a formação dos ventos na região, que favorece a instalação de usinas eólicas e solares para a geração de energia elétrica. Todos esses aspectos podem ser discutidos em maior profundidade com a ajuda do professor de Geografia.

LEIA TAMBÉM: 

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04 - ATIVIDADE 05 - ATIVIDADE 06

Nenhum comentário:

Postar um comentário